Periquito Australiano? Inglês? Confuso né?!




Não fique chateado se você errar a pergunta do título deste post pois assim como toda placa tem uma história, todo post também tem: escolho os temas de acordo com os tópicos mais pesquisados no Google! 

Esta é uma duvida comum e da mesma forma que um microscópico pinscher, um monstruoso dogue alemão e um selvagem lobo são apenas exemplares de canis lupus ambos os periquitos são apenas exemplares de melopsittacus undulatus! 


O motivo de serem tão diferentes é o mesmo dos canis lupus: seleção artificial

Comunidade Global

Atualmente existem comunidades globais focadas na melhoria genética do periquito como a World Budgerigar ou WBO , tudo começou na Austrália com o periquito normal verde claro, de penas curtas bem aderidas ao corpo, com coloração intensa e com aproximadamente 15 centímetros de comprimento. 

E quanto ao periquito azul? Não tem na natureza! Albino? Lutino? Não e não, chamam muita atenção dos predadores pois se destacam demais na vegetação verde. 

Por exemplo, azul é uma mutação genética recessiva e surgiu em cativeiro assim como foi com as demais características que distinguem o periquito de cor, australiano, do periquito padrão exposição, inglês. 

O charme, cor e inteligência do periquito acabaram chamando a atenção dos humanos. Não demorou muito para que turistas ingleses levarem alguns para seu país no século XIX, por sinal era o mesmo país e século que viveu nosso querido e amado Charles Darwin!

Eis que os ingleses puseram em prática a teoria do ilustre biólogo não demorando muito para ocorrer o surgimento de novas cores, texturas e tamanhos. Então, pera lá! Os ingleses criaram uma nova espécie de periquito? Não! Para serem considerados espécies distintas é preciso que exemplares parem de conseguir ter filhos, um periquito de cor macho consegue facilmente ter filhos com uma fêmea padrão exposição logo são a mesma espécie!




Periquito Inglês - I Love U!

O tamanho do exemplar melhorado quando comparado com um periquito com características mais próximas ao periquito selvagem chega a ser o dobro, sem falar que serão penas até cinco vezes maiores, mais macias e as vezes até o barulho que a ave faz é diferente bem mais grave!

O Inglês existe apenas em cativeiro, é usado em torneios e exposições sendo mais caro que seu primo do hemisfério sul. A diferença no custo ocorre pois o periquito de cor é mais comum que o padrão exposição.


Periquito Australiano - Morena Em Francês?

Certamente vamos encontrar mais similaridades entre os dois padrões que diferenças: alimentação, como cuidam dos filhotes, tamanho do ovo, desenvolvimento do filhote, mutações de cores, doenças, tretas, técnica de inseminação, postura, etc etc etc

O periquito de cor reproduz mais facilmente e o criador não precisa se atentar a coisas como tamanho de pena, no caso do padrão exposição a pena é classificada de 1 a 5 onde 'um' é muito curta e 'cinco' muito longa. Duas aves com penas tipo 5 dificilmente vão ter filhotes, já duas aves com penas do tipo 3 vão ter eventualmente aves com penas do tipo 5. Tipo 5 não consegue ter filho? Consegue! Um macho do tipo 5 com uma fêmea tipo 3 já um casal com ambos tipo 5 provavelmente exigiria inseminação!





Melopsittacus Undulatus

Independente da cor, tamanho ou qualquer característica que sua ave tenha ela é um ser senciente com sentimentos! Forneça a ela o que ela merece: amor, carinho e uma boa alimentação. São carinhas incríveis apesar de serem um pouco tímidos, depois de superar essa barreira ele será um grande companheiro!





Post elaborado pelo Plantel Soteropsita, criadores de periquito inglês em Salvador, os vídeos e fotos são de aves daqui! 

Quer começar a criar e não sabe onde conseguir aves com qualidade? Fala com eles, perde tempo não @soteropsita


Comentários

Postagens mais visitadas