Meu Periquito Não Quer Ter Filhotes, E Agora?

Para obter uma boa ninhada, os pais também devem cumprir uma série de requisitos como: idade, comportamento, estado de saúde, etc...

Casal em reprodução no Plantel Soteropsita em 06/22 
Idade:

Ambos os pais devem ter pelo menos um ano de idade, o que seria o mais adequado, embora possam se reproduzir sem problemas com menos de um ano, mas é melhor que se reproduzam quando tiverem um ano de idade.

É muito importante cumprir esta regra!

Quando uma fêmea é muito jovem e a colocamos para procriar, ela pode sofrer vários problemas. A reprodução é um grande trabalho e um grande gasto de energia para os pais, mas sobretudo para a fêmea, já que a formação dos ovos consome muitas substâncias no organismo, pois tudo o que é produzido vai para o ovo.

Os ovos são compostos principalmente de proteína (a clara), gordura (gema) e cálcio (a casca). Um periquito jovem ainda precisará de mais reservas para seu próprio crescimento, principalmente carbonato de cálcio para o correto desenvolvimento do esqueleto. E também precisamos saber outra coisa; Embora vejamos o periquito em perfeitas condições, mas por dentro, o desenvolvimento do oviduto ainda não terminou porque (acaba de se desenvolver com um ano de idade) pode causar sérios problemas, como o famoso "ovo preso - ovo preso", e isso pode levar à morte.




Como Reconhecer a Idade?

Este é um ponto MUITO importante a se ter em mente.

Após os seis meses de idade, quando terminam a primeira muda e a cere está definida, todos os periquitos são iguais. Não há como saber a idade exata. A única maneira de ter certeza é: se comprarmos um periquito muito jovem (é fácil de identificar) então vamos deixá-lo no máximo um ano para que ele cresça e se comprarmos um adulto podemos deixá-lo cerca de 6 meses, e desta forma podemos garantir que Ele já tem um ano de idade.

As fêmeas podem se reproduzir até os cinco ou seis anos e os machos, se forem saudáveis, podem se reproduzir até os sete anos. Também temos que ter em mente que é muito importante que eles tenham suas pausas, sem abusar deles criando sem parar.


Quantas Vezes Seguidas?

Não é recomendado deixá-los produzir ninhadas seguida. E a verdade é que muitos de nós costumam permitir-lhes uma segunda postura, mas não mais que isso. Ao decidir se lhes permite uma segunda ninhada, alguns aspectos devem ser avaliados, como quantas crias trouxeram na primeira ninhada, como os pais estão fisicamente... E uma terceira ninhada, claro, não devem ser permitido, pois já é muito gasto.


Como Evitar Que Eles Se Reproduzam Muitas Vezes Seguidas?

Não é difícil impedi-los de continuar com outra partida consecutiva. Você só precisa esperar que a fêmea termine de botar, e para que os filhotes não comecem a se desenvolver, você precisa furar o ovo com um alfinete. Assim, garantimos que "interrompemos" a vida interior. Depois de terminar a postura, retire o ninho e pronto.

Embora tenha havido casos de fêmeas que continuaram a botar ovos apesar de ter sido removido o ninho, a melhor maneira de impedir isso é isolá-la do macho, com pouca comida. Assim ela vai parar de botar ovos, estamos fazendo isso para o bem dela.



Tenho Um Periquito Australiano e Um Inglês. Podem Copular?

Claro que podem, nenhum dos dois deixa de ser periquito ondulado australiano! Tenha em mente que seria mais conveniente que fosse uma fêmea inglesa e um macho australiano para que o momento da cópula seja mais bem-sucedido. E os filhotes não sairiam ingleses ou australianos, sairiam "3/4" que são periquitos com corpo inglês e cabeça australiana. Eles têm um tamanho muito bom e penas muito macias.


Periquito inglês adulto e australiano com menos de seis meses do Plantel Soteropsita


O Comportamento

Para que eles se reproduzam, eles precisam gostar um do outro e estabelecer um relacionamento. Muitas vezes quando juntamos um par já emparelhado, custa menos para eles iniciarem uma postura do que um par que montamos ao nosso gosto ou para obter cores/variedades que nos interessam.

Embora tenhamos um casal, isso não significa que eles vão botar ovos para nós, sim ou sim, dependendo da fêmea. Alguns estão dispostos a botar ovos e outros não, embora se você tiver mais de um parceiro reprodutor, é mais fácil porque eles se encorajam. E no final você vai acabar tendo todos os pássaros se reproduzindo.

Normalmente quando colocamos um casal que não são namorados, o macho com suas táticas e namoro vai acabar fazendo a fêmea ceder aos seus pés e aceitá-lo como parceiro.

Saber se são um casal é observar o comportamento deles, eles limpam as penas um do outro, passam comida de bico em bico, dormem juntos, acasalam (nem todos nos deixam ver em ação xD) Normalmente os periquitos se reproduzem por toda parte o ano, pois é uma ave que se reproduz com muita facilidade, mas recomenda-se a reprodução na primavera.

Além de serem bem amigáveis, os futuros pais devem ter um comportamento normal. Não crie periquitos muito agressivos ou que mostrem algo que não seja normal.



Como Estimular a Cópula

Caso suas aves não estejam demonstrando interesse tente fornecer vitamina "e", normalmente tem escrito "reprodução" na embalagem. Outra dica interessante é tocar por duas ou três vezes por dia sons de periquito, no youtube tem vários. 



As fotos e videos deste artigo foram tiradas das aves do Plantel Soteropsita, caso queira comprar Periquito Inglês perde tempo não e fala com eles! Somente genética top e de ave campeã, confere lá: @soteropsita 

Comentários

Postagens mais visitadas