Como Salvar Um Periquito Bebê

Melhor mãe de toda a criação, ave incrível que não vendemos por valor nenhum

Aqui listaremos os principais problemas que podem surgir numa ninhada e o que pode ser feito evitar que muitos filhotes de periquito morram apesar de ser inevitável perder um ou outro...

E se a Mãe Morrer?

Depende da idade dos filhotes, menos de duas semanas de vida vão morrer pois o pai não vai alimentar o tanto que eles precisam e talvez nem tente dar de comer. A solução mais simples é colocar os pequenos em outro ninho que certamente serão aceitos pela nova família, cuidado para não sobrecarregar demais uma ave! Caso os filhotes tenham duas semanas ou mais veja se o pai esta cuidando, veja se o papo dos filhotes está vazio. Se o pai não estiver tratando e não houverem outras aves com filhotes nos ninhos a única solução será dar papinha para os filhotes na seringa.



E se o Pai Morrer?

O problema é mais simples de resolver que a morte da mãe mas ainda assim será preciso ficar atento! Dê comidas fáceis de comer como ovo cozido e dê a ela um descanso maior pelo esforço a mais. Se tiverem ninhos com filhotes, mova um ou outro para outra fêmea tratar pois se ficar difícil demais a mamãe solteira abandonará pois não sentirá capaz de criar os pequenos.



E se tiver Ferimento no Ovo?

Caso o ovo tenha uma pequena rachadura uma forma simples de resolver isso é dar uma camada fina de esmalte incolor no local do ferimento, assim isola o filhote e ele consegue se desenvolver normalmente.

Além de falhas no ovo diversos outros fatores podem levar a morte embrionária, a única coisa que você pode - e deve - fazer é limpar os ninhos a cada termino de postura, limpar com água e sabão! Sabe aqueles ninhos de mdf? Cilada! 

Tirando a higiene e uma boa alimentação todos os demais fatores fogem do controle do criador: mãe que não choca ovo de noite, mãe que não choca ovo de dia, deficiência genética, não foi forte o bastante para abrir a casca do ovo, casca frágil demais, casca rígida demais, casca com falha, ovos incompletos...

Não acredite em criador que não perde filhote, é mentira! E não sinta culpa caso aconteça algo assim, você deu o seu melhor e era tudo que podia fazer!


Ovo jogado para fora do ninho, por sorte não estava fecundado


E se forem Péssimos Pais?

Tem gente que fala que tudo na natureza é lindo e que animais são inocentes pipipipópópó caixinha de fósforo...

Conversa! Já tive ave que invadiu o ninho do lado e matou toda a ninhada, eram 2 casais por viveiro e 6 ninhos disponíveis! Caso você crie no formato de colônia existe o risco de uma fêmea invadir, machucar ou até mesmo matar os pequenos. O periquito é territorialista, é a natureza da ave! Tem quem diga que basta dobrar a quantidade de ninhos que isso para, comigo não deu certo e por isso desisti de criar em colônia!

Caso você reproduza eles individualmente como eu, ainda existe o risco da mãe, do pai ou ambos atacarem os pequenos. Depois que nascerem olhe diariamente o ninho e se tem alguma mancha diferente em algum lugar, caso o macho seja ciumento tire ele o quanto antes! Caso a fêmea seja violenta veja se tem como segurar até o décimo dia e tente deixar o macho cuidando da prole...

Quando os filhotes começarem a sair do ninho a fêmea pode ficar agressiva quando eles voltarem ao ninho no final do dia pra descansar, caso isso ocorra basta tirar ela deixando apenas o pai.

Um termômetro do instinto materno da mãe é se ela abandona o ninho quando você vai verificar os filhotes ou quando ainda só haviam ovos. As fêmeas que não saiam do ninho aqui normalmente eram as melhores mães...

A mãe pode ainda abandonar os filhotes caso não tenha como fornecer a comida para eles ou se estiver sob stress, forneça comida adequada e garanta um local tranquilo onde estiverem os ninhos!

Outra ave com fortes instintos maternos, mesmo com o ninho aberto ela não saiu de perto das crias


E se a Mãe não Chocar?

Verifique se os ovos estão fertilizados, as vezes a ave percebe e simplesmente abandona a ninhada. A ave pode não ter um ambiente tranquilo e tenha medo de ficar no ninho, para que isso não ocorra garanta que ela tenha um local tranquilo, sem animais de outras espécies e não fique olhando o tempo inteiro os ovos pois isso pode deixar ela nervosa!

Caso ela abandone os ovos, confira se o ovo tem filhote e caso positivo coloque num ninho que a fêmea cuide do filhote ou coloque numa incubadora. No Youtube tem gente que ensina a fazer com uma lâmpada ou você pode até mesmo comprar uma, se fizer isso tenha em mente que você terá de alimentar o filhote!



E se Nenhum Ovo Fecundar?

Provavelmente será por falta de experiência da mãe ou do pai, possivelmente na próxima virão filhotes! Existem periquitos inférteis mas isso não é comum, tenha paciência que muito em breve virão filhotinhos!


E se os Filhotes Tiverem Sarna?

Já falei que ninho de mdf é cilada? Sempre que uma ninhada sair do ninho, tire e limpe. O ácaro da sarna pode fazer a mãe abandonar os filhotes pelo ninho ser o local ideal para a proliferação dos ácaros...

Caso os filhotes estejam com mais de duas semanas e a infecção esteja mais avançada talvez valha a pena tirar eles do ninho, iniciando o quanto antes o tratamento da mãe.

Dependendo da situação vale a pena consultar um veterinário para bolar uma estratégia e salvar os filhotes, é preciso fazer com calma qualquer intervenção mais drástica pois o risco da mãe abandonar os filhotes existe e não é fácil alimentar periquito na papinha!


E se a Mãe Não Parar de Por Ovos?

Existe uma chance grande de não haver uma explicação lógica pra isso, existem relatos de fêmeas sem macho na gaiola quanto com fêmeas reproduzindo. Uma solução para isso é separar o casal ou inserir ovos de plástico no lugar dos ovos que ela colocar.



E se forem Muitos Ovos?

Pode acontecer do mais novo morrer esmagado ou até mesmo ficar deformado. Para não perder filhotes dessa forma tenha ninhos espaçosos para que eles tenham espaço para se ajeitar lá dentro.

E ainda pode ocorrer da mãe abandonar ou não dar conta de alimentar todo mundo, se puder remanejar ovos/filhotes para fêmeas com poucos ovos/filhotes é uma excelente solução! 



Post elaborado pelo Plantel Soteropsita, criadores de periquito inglês em Salvador. Todas as fotos e vídeos são de aves criadas por eles com todo amor e carinho.
 
Quer começar a criar e não sabe onde conseguir aves com qualidade? Fala com eles, perde tempo não e fala com o @soteropsita

Comentários

Postagens mais visitadas