Como Salvar Um Periquito Bebê
Melhor mãe de toda a criação, ave incrível que não vendemos por valor nenhum |
Aqui listaremos os principais problemas que podem surgir numa ninhada e o que pode ser feito evitar que muitos filhotes de periquito morram apesar de ser inevitável perder um ou outro...
Depende da idade dos filhotes, menos de duas semanas de vida vão morrer pois o pai não vai alimentar o tanto que eles precisam e talvez nem tente dar de comer. A solução mais simples é colocar os pequenos em outro ninho que certamente serão aceitos pela nova família, cuidado para não sobrecarregar demais uma ave! Caso os filhotes tenham duas semanas ou mais veja se o pai esta cuidando, veja se o papo dos filhotes está vazio. Se o pai não estiver tratando e não houverem outras aves com filhotes nos ninhos a única solução será dar papinha para os filhotes na seringa.
E se o Pai Morrer?
O problema é mais simples de resolver que a morte da mãe mas ainda assim será preciso ficar atento! Dê comidas fáceis de comer como ovo cozido e dê a ela um descanso maior pelo esforço a mais. Se tiverem ninhos com filhotes, mova um ou outro para outra fêmea tratar pois se ficar difícil demais a mamãe solteira abandonará pois não sentirá capaz de criar os pequenos.
E se tiver Ferimento no Ovo?
Caso o ovo tenha uma pequena rachadura uma forma simples de resolver isso é dar uma camada fina de esmalte incolor no local do ferimento, assim isola o filhote e ele consegue se desenvolver normalmente.
![]() |
Ovo jogado para fora do ninho, por sorte não estava fecundado |
![]() |
Outra ave com fortes instintos maternos, mesmo com o ninho aberto ela não saiu de perto das crias |
E se Nenhum Ovo Fecundar?
Provavelmente será por falta de experiência da mãe ou do pai, possivelmente na próxima virão filhotes! Existem periquitos inférteis mas isso não é comum, tenha paciência que muito em breve virão filhotinhos!
E se os Filhotes Tiverem Sarna?
Já falei que ninho de mdf é cilada? Sempre que uma ninhada sair do ninho, tire e limpe. O ácaro da sarna pode fazer a mãe abandonar os filhotes pelo ninho ser o local ideal para a proliferação dos ácaros...
Caso os filhotes estejam com mais de duas semanas e a infecção esteja mais avançada talvez valha a pena tirar eles do ninho, iniciando o quanto antes o tratamento da mãe.
Dependendo da situação vale a pena consultar um veterinário para bolar uma estratégia e salvar os filhotes, é preciso fazer com calma qualquer intervenção mais drástica pois o risco da mãe abandonar os filhotes existe e não é fácil alimentar periquito na papinha!
E se a Mãe Não Parar de Por Ovos?
Existe uma chance grande de não haver uma explicação lógica pra isso, existem relatos de fêmeas sem macho na gaiola quanto com fêmeas reproduzindo. Uma solução para isso é separar o casal ou inserir ovos de plástico no lugar dos ovos que ela colocar.
E se forem Muitos Ovos?
Pode acontecer do mais novo morrer esmagado ou até mesmo ficar deformado. Para não perder filhotes dessa forma tenha ninhos espaçosos para que eles tenham espaço para se ajeitar lá dentro.
E ainda pode ocorrer da mãe abandonar ou não dar conta de alimentar todo mundo, se puder remanejar ovos/filhotes para fêmeas com poucos ovos/filhotes é uma excelente solução!
Comentários
Postar um comentário