Seu Periquito Te Ama? Descubra Já!



O POA - periquito ondulado australiano - é um excelente companheiro assim como são as calopsitas e demais pássaros de bico torto, nossos queridos psitacídeos. 

O POA possui notável inteligência, curiosidade e alegria e tem a fama de ser mais simples de treinar que um cão. Porem, existe o medo instintivo do ser humano: nada que não possa ser superado com carinho e atenção.

Caso seu amigo plumado goste do seu carinho comemore pois ele quer ser seu amigo e gosta da sua presença; observe se ele esfrega a sua mão, voa para a sua cabeça ou qualquer sinal de buscar aproximação. Se isso estiver acontecendo é sinal que ele vê você como um protetor e não como uma ameaça.


Um gato ronrona quando está feliz, já o cão abana o rabo quando fica contente enquanto que o periquito abana a cauda para expressar alegria; mas fique atento pois ele pode estar cogitando a possibilidade de fazer o numero "2" mesmo que ele já adore muito ficar perto de ti. Outro gesto a ser considerado é bater as asas sem sair do lugar próximo a você, as aves não usam as asas apenas para locomoção mas também como forma de transmitir mensagens. Já viu algum pássaro num documentário dançando para uma fêmea?

Além das asas o bico também serve para diversas coisas inclusive para demonstrar afeto! Caso sua ave lhe bique sem machucar é um indício bem forte que ela gosta e confia em você, ainda observando o bico do seu amiguinho é fácil perceber que ele te adora caso faça barulhos gostosinhos quando estiver perto dele e até mesmo se ficar "mordendo" o bico de forma repetitiva.




Caso seu amigo ainda te veja como um predador e não demonstre sentir segurança com a sua presença, não fique frustrado pois com um pouco de paciência e carinho isso é fácil de resolver. Seu POA odeia barulho e fica nervoso caso esteja num ambiente assim, evite deixar ele próximo de televisores ou qualquer aparelho que faça muito barulho. Outra coisa interessante a ser observada é a incidência dos raios solares que são benéficos para eles como são para nós: entre 10 e 16 nada melhor que sombra e água fresca!


Seu amigo é um cara inteligente e assim como toda criatura esperta ele fica facilmente entediado chegando até a ficar doente se isto chegar num nível crítico. Quando estamos felizes fazemos amigos com mais facilidade, com eles não é diferente! Colocar brinquedos coloridos, com sinos e que dê para eles subirem, balançar e etc é uma festa bonita de ver. O POA ficará relaxado e com maiores chances de permitir uma aproximação!


O mais importante é ter paciência, em breve iremos publicar uma série de dicas para tornar sua ave um pet que você consegue até soltar pra ela voar um pouco ao ar livre e retornar até você. Por hora tenha paciência, converse com ela de forma serena sempre que puder para que passe a ver você como um protetor. Evite enfiar a mão na gaiola e retirar sua ave a força de lá, ela deve sair por conta própria e subir em você por escolha. Para isso acontecer é preciso ter paciência e respeitar o tempo do seu amigo.


Aves sem aparar as asas

Este post foi bolado pelo criadores responsáveis pelo Plantel Soteropsita, para conhecer o trabalho incrível que eles fazem por lá acesse o Instagram deles: https://www.instagram.com/soteropsita/

Comentários

Postagens mais visitadas