Periquito Come O Que? Confira!

Periquitos comendo beterraba ralada e couve aqui no Plantel Soteropsita

 

O periquito ondulado australiano é criado pelo homem a séculos. O POA vive até dez anos em cativeiro, sendo que há registro de aves que passaram dos vinte anos. O segredo da longevidade do POA está na nutrição adequada, poder se entreter e ter a saúde em dia. Sua ave pode e deve comer principalmente as misturas próprias para periquitos mas também comer frutas, proteínas e legumes diariamente.

Vegetais

Vegetais são aliados incríveis da saúde do POA. Espinafre tem vitaminas A, E e K, já o brócolis é rico em A, B, C e o cálcio  é importante para as fêmeas em postura. Beterraba, cenoura, mamão, banana e maçã são boas pedidas para esses carinhas, só tenha cuidado de remover as sementes das frutas pois são tóxicas para os animais. Uma alternativa interessante aos vegetais frescos são papinhas de bebe que são vendidas em farmácias e supermercados, são completas e contém tudo que sua ave pode precisar porém não agradam tanto ao paladar o quanto os vegetais frescos.

Forneça também laranja, uva e melão mas lembre de remover as sementes pois fazem mal ao periquito. Para garantir a saúde do POA é importante oferecer estes alimentos diariamente.


Proteína

Proteínas são essenciais para os periquitos, além das sementes forneça ovo cozido e milho cru, que são otimos reforços para a dieta. O POA também pode ingerir carne desde que esteja bem cozida! 

Nossa Calopista comendo farinhada com ovo cozido e maçã


Gostosuras e Travessuras

Pedir aquele delivery maroto numa sexta a noite é legal né? Periquitos também adoram comer bobagem! Você pode comprar aquelas sementes de pendurar que são divertidas ou até biscoitos para psitacídeos que são excelentes para treino. Em breve iremos postar diversas receitas que garimpamos na web de guloseimas adequadas para periquitos; algumas com teor nutritivo interessante até!


Periquito comendo ração divertida, alivia o tédio


Fique Atento

O periquito come direitinho e quase tudo mas tem algumas coisas que ele não pode chegar perto por ser tóxico para ele. Frutas? Tenha sempre o cuidado de remover as sementes! Não dê pão, biscoito, abacate e alface em hipótese alguma!

Só forneça algo para ele comer caso tenha certeza que não fará mal, na dúvida é melhor não dar: 5 min de Google e você mata a charada, quem ama pesquisa!


Biscoito como recompensa do treinamento


Este post foi escrito pelo Plantel Soteropsita, caso queira acompanhar o trabalho excelente que essa galera faz clica aqui. Eles vendem periquito inglês em Salvador, caso queira ter um fala com eles!

Comentários

  1. Quando amor é dedicação!! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, fico feliz que tenha curtido o nosso trabalho!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas