É Normal Periquito Ter Caspa?


Aves produzem caspa por conta da muda

Ao perceber os pontos brancos caindo do periquito bate logo aquela preocupação, será que ele está doente? Calma jovem, respire e analise com calma a origem do pó branco presente no seu amigo plumado e por onde ele passa. Como foi dito no começo do post, esse é um acontecimento natural para a maior parte das aves incluindo os POAS.

Ciclo das penas

O periquito, assim como os demais pássaros, desenvolve penas de maneira similar as suas madeixas: novas vão surgindo a medida que vão caindo. Tudo começa com o surgimento de um canudo que dará lugar a uma pena posteriormente.

Dentro do alfinete, nome do canudo, ocorre o desenvolvimento da pena. Já reparou que o periquito bica as penas? Na real ele está acelerando o processo de queda da bainha para que a maciez das penas tome o lugar dos finos e duros canudos.

A caspa que cai do seu POA nada mais é que pequeninos pedaços do canudo que foram partidos ao serem bicados pelo periquito, o vídeo abaixo mostra um periquito com menos de dois meses com as penas em formação:




Pequena ajuda

Caso seu POA esteja sentindo dor com alguma pena que não alcança, normalmente na nuca, as vezes até gritando de dor ajude ela! Como? Removendo os alfinetes onde ela não alcançar!

Neste região as penas estão novas, quando for puxar haverá um certo desconforto para o seu amigo tal qual haveria remover um pelo de algum lugar sensível no seu corpo.

Porém, não chega a ser crueldade e não faz mal ao seu periquito. Talvez não fique muito contente na hora mas este será um cuidado importante caso seu amigo esteja sentindo dor intensa com o processo.

Fica Tranquilo

A produção de pó pode até assustar por conta da quantidade produzida pois pode até chegar ao ponto de sujar bastante fora da gaiola. Se o periquito estiver assim borrife água limpa mas sem acrescentar vinagre ou muito menos condicionador/shampoo para aves. Preguiça é algo que não se pode ter quando se cria periquitos, pegue um pano e tire já sujeira que se acumular por conta da caspa!

A caspa é útil para algumas espécies pois auxiliam na impermeabilização das penas e faz parte de um fluxo natural, basta ter paciência que uma hora vai parar.


Este post foi bolado pelo Plantel Soteropsita, para conhecer mais o trabalho do pessoal acesse o Instagram deles: https://www.instagram.com/soteropsita/

Comentários

Postagens mais visitadas