Periquito Doente? Descubra Já!

Quem ama cuida!

Este artigo é dedicado principalmente aos ornitólogos de primeira viagem, é muito fácil ficar perdido e não perceber a causa de algum mal ao POA. São carinhas frágeis que se não receber a devida atenção no tempo certo pode evoluir e acontecer algo muito triste!

Mutilar as penas:

- Quando há pouca ou nenhuma atividade que estimule mentalmente o periquito ele pode recorrer a remoção das próprias penas como forma de matar o tédio; seres humanos tem um distúrbio similar, a tricotilomania, onde removem o próprio cabelo.
- Outra razão para sua ave ter esta atitude é a falta de nutrientes, colocar vitaminas e fornecer cálcio a sua ave pode ajudar ela a superar esse problema!
- Se sua ave estiver sedentária, algum animal que cause medo, barulho ou ainda poleiros inadequados levam a ave a ter tal comportamento. Coloque seu POA num lugar tranquilo, sem vai vem de pessoas e fora do alcance de outro pet da casa.
- Por fim e não menos importante sua ave pode estar doente, infectada com o poliomavírus. Esta doença faz a ave perder e arrancar as penas!


Ave com sarna causada por ácaro 
Ácaros:

Buracos nas penas ou ainda se estiverem ralinhas, talvez sejam os malditos ácaros! Estes insuportáveis parasitas talvez deixe seu periquito com o bico aparentemente sujo com uma casca, o mesmo pode ocorrer nas pernas ou próximo aos olhos.
Os tais ácaros podem ser pretos ou vermelhos, caso veja pequenos pontinhos se movendo nas penas - principalmente embaixo da asa- ou ainda onde sua ave vive.
A pele da sua ave ficará irritada e com vermelhidão, também ficará agitada principalmente na hora de dormir.


Cuidado com o Dr. Google:

Repita comigo: o veterinário é meu amigo. Sério, não arrisque com seu amiguinho! Alguns psitacídeos são tão inteligentes que tem ciência da própria consciência; tem um experimento famoso que pegam uma calopsita e pintam ela de forma que não perceba. Ao colocar um espelho na frente dela logo em seguida tenta limpar o local que está sujo, ou seja ela sabe que é ela no reflexo e dessa forma sabemos que ela tem consciência da própria existência!
Caso decida ser tutor de um periquito tenha em mente que um dia talvez ele precise e que é sua responsabilidade cuidar para que sua ave tem uma vida longa e de qualidade...
Descobrir o problema que um passarinho tem é complicado e difícil, se for algo grave não hesite e procure ajuda profissional!

Peito seco:

Pelo amor de deus, peito seco não é doença! Sabe quando a gente é criança e que perde totalmente a fome quando esta gripado? Com eles não é diferente e o peito seco é consequência da falta de animo pra comer e beber, fique atento a esses sinais pois certamente indicam que algo não de errado não está certo com seu amigo plumado. Também é importante ficar atento aos seguintes comportamentos:

- Falta de vigor
- Ficar no chão do viveiro ou da gaiola
- Inflar constantemente as penas
- Perder o interesse pelas penas demonstrando certo desleixo
- Não realizar mais as brincadeiras ficando a maior parte do tempo inerte em posição esquisita
- Dar voltas por um longo período de tempo
- Passar boa parte do tempo dormindo
- Modificar o chilreio, cantar de forma diferente ou ainda não cantar mais
- Ficar pendurado pelo bico ao invés de usar o poleiro
- Agressividade em excesso onde antes havia um periquito manso e gentil




Temperatura:

Periquitos não possuem glândulas na pele e por isso não suam, até possuem uma glândula no uropígio mas ainda assim não conseguem trocar temperatura com a mesma eficiência os seres humanos; por conta disto é importante ficar atento aos seguintes sinais:

- Respirar de forma bem mais acelerada que a habitual indica provável alta de temperatura corporal e por conta disto um veterinário deve ser consultado com urgência
- Ficar abrindo as asas
- Pata aquecida
- Aumento da abertura nasal
- Bico aquecido

Caso a temperatura esteja baixa demais para nossos amiguinhos eles irão inflar as penas, se recolher no canto da gaiola para esconder os pés e fugir das correntes de ar


Fezes:

O coco do seu passarinho não tem cheiro, parte sólida escuro e uma parte branca líquida composta de ácido úrico sendo incolor a urina do periquito. Caso perceba que algo está diferente do que acabei de descrever é um forte indício que sua ave não está bem:

- Cheiro desagradável na gaiola por conta das fezes ou urina é um sinal importante de alerta
- Fezes amarelas ou verde são indicio de problema no fígado caso estejam preto e vermelho é provável que esteja perdendo sangue
- Fezes numa textura mais aguada indica provável diarreia, observe se a região perto da cloaca está suja


"Catarro" e vômito:

Caso perceba pus ou uma casca na região nasal da sua ave, fique alerta pois ela provavelmente está doente! Outro ponto importante a ficar atento é vomitar o alimento que pode ocorrer de duas formas diferentes:

- Regurgitação, sua ave balançará a cabeça de um lado para o outro e irá cuspir sementes por inteiro
- Vômito, ficará com a cabeça úmida provavelmente com um liquido nojento e com sementes 


Examine seu periquito:

Perceba se tem algum caroço ou região aglutinada no corpo do seu POA, verifique também se os olhos estão fundos, sem vida, pra baixo ou se ainda alterarem a cor normal. POAs com a saúde em dia possuem olhar limpo e atento.




Importante:

- Acha que seu periquito está doente? #partiuVeterinário meu jovem! Sua ave é frágil e se estiver doente irá piorar em pouco tempo!
- Peito seco não é doença, é sintoma!
- Seu periquito é inteligente e como toda criatura esperta precisa de diversão, coloque algo divertido para ele matar o tédio
- Seu poa irá fingir que está tudo bem por isso se algo estiver errado será difícil perceber sem ter o devido treinamento: #partiuVeterinário

Comentários

Postagens mais visitadas