Fases de um Bebê Periquito Saudável

 



Primeiro Dia

Filhote com duas gramas

Os olhos ainda não estão completamente formados e por isso o pequeno nem consegue abrir, o papo vai ter a cor da comida que a mãe comer.



Quinto Dia

Filhote com oito gramas.

As garrinhas e o bico começam a amadurecer, não tem apoio no pescoço para levantar a cabeça e nem abre os olhos. Já é possível perceber as penas querendo nascer.
 

Oitavo Dia

Filhote com 12 gramas.

A pele da os primeiros sinais de cor, os olhos começam a abrir. A comida fornecida pela mãe começa a ser menos processada no corpo dela, sendo agora uma mistura mais próxima da comida.


Décimo Dia

Filhote com 18 gramas.

Os olhos já estão abertos e consegue firmar a cabeça, demonstra maior coordenação se movimentando mais


Décimo Segundo Dia

Filhote com 23 gramas.

Se movimenta bastante no ninho, treinando a coordenação e fortalecendo as asas. Apesar de já ter olhos abertos ainda não funcionam muito bem


Décimo Quarto Dia

Filhote com 28 gramas.

Não é mais aquele molenga do começo, se movimenta bastante e até coloca a cara fora do ninho. Já mede a incrível marca de 1 cm com penas por todo o corpo, já conseguimos ter uma noção das cores que ele terá quando adulto. 


Vigésimo Dia

Filhote com 38 gramas.

O crescimento já está quase no fim, as cores ficam mais próximas do padrão que terá quando adulto. Exercita bastante as asas para muito em breve conseguir voar, os olhos aparentam estar menores que antes. Emite sons parecidos com o canto de uma ave já adulta!





Vigésimo Quinto Dia

Filhote com 40 gramas.

Não irá mais crescer, talvez um pouco as penas. As cores já demonstram como ficaram quando a ave ficar adulta. Alguns pequenos mais corajosos irão explorar fora do ninho e talvez os pais batam nele, veja quem começa a bater e tire ou o pai ou a mãe da gaiola. Nos piores casos é preciso ou alimentar na papinha ou caso você tenha a sorte de ter outro casal com cria colocar nosso pequeno rebento em outro ninho.

As interações sociais entre os filhotes são intensas e inclusive limpam uns aos outros!



Trigésimo Dia

Nosso pequeno já não é mais tão frágil, sabe quem são os irmãos e os pais. Demonstra bastante afeto por eles! Talvez ainda não consiga voar mas isso ocorrerá muito em breve, passará boa parte do dia treinando suas asas!

Com trinta dias seu periquito já sai do ninho para explorar um pouco mas ainda retorna no final do dia, deverá sair em definitivo em breve. Fique atento pois isso talvez não ocorra e os pais podem ficar agressivos caso ele insista em retornar ao ninho para dormir ao invés de ficar nos poleiros.

Caso ainda não coma sozinho coloque a comida num prato raso com um espelho no fundo, ele não sabe que o reflexo é ele e acaba imitando aquela ave comendo a semente.



Segundo Mês

Atualmente esta ave vive com várias calopsitas, num viveiro incrível e você pode acompanhar o dia a dia dela neste perfil do instagram, @psitas2022

Post elaborado pelo Plantel Soteropsita, criadores de periquito inglês em Salvador, as fotos foram tiradas de uma ave que acompanhamos do dia que nasceu até quando começou a voar sozinha.
 
Quer começar a criar e não sabe onde conseguir aves com qualidade? Fala com eles, perde tempo não @soteropsita

Comentários

  1. Muito obrigada..Saiba que cuido deles como muito amor,carinho e atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das aves que você adotou foi o menor periquito que nasceu aqui e o outro a gente documentou todo o desenvolvimento. Não tenho duvida que eles estão num lugar bacana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas