Como Fazer Seu Periquito Ser Manso e Carinhoso

Aves inteligentes e alegres os periquitos são, é incrível ter esses bichinhos dividindo a vida conosco. Comparado com outros animais é um bocado mais simples fazer o seu POA se tornar um pet, apesar de exigir muito carinho, dedicação e paciência. Tente fazer de forma divertida a domesticação da sua ave pois assim será um momento único para ambos!

 


Chegando na Casa Nova

São carinhas que possuem naturalmente certa ansiedade e medo, principalmente de situações que ainda não estão habituados; deixe ele se acostumar com o novo espaço perdendo assim o medo da nova casa.

Por mais estranho que seja coloque a gaiola num local movimentado da residência, assim ele irá acostumar com quem mora ali e não mais terá medo das pessoas passando a vê-las como amigos. Movimento não é sinônimo de barulho, tente deixa-lo distante de aparelhos eletrônicos isolando a ave de sons altos evitando assim sobrecarregar seu POA.

Nesta etapa serão duas semanas e a única preocupação que você deve ter e ajudar seu periquito a encontrar onde comer e beber, se puder coloque mais de um local para água e comida



Ganhando a Confiança

Sua ave irá confiar mais e mais conforme for se adaptando a proximidade contigo, se possível fique próximo a ela durante a execução da sua rotina ou leve a gaiola até você. Durante os próximos sete dias não interaja com a ave apenas faça ela perder o medo de ficar próxima a você. 



Naturalmente Presa

Olhos na lateral da cabeça é uma característica que normalmente está presente bichos que precisam fugir de predadores, já os que tem os olhos na frente normalmente são quem irá caçar as presas; ou seja, caso você olhe muito diretamente para sua ave ela vai acabar achando que é seu lanche gerando ansiedade atrasando o processo.

Neste etapa você irá conversar com seu POA mas sem tocar ainda, conforme for ganhando a confiança dele aumente aos poucos arriscando até um carinho nele. Qualquer iniciativa tem de ser feita com calma e sempre respeitando o tempo do periquito, igual ao passo anterior este deve levar por volta de uma semana.

Amigo do Peito

Fale com seu POA de forma carinhosa, ele não entende exatamente o que você quer dizer mas consegue perceber que você não quer o mal dele. 

Deixe ele ver sua mão enquanto estiver falando, vá encostando aos poucos na gaiola. Primeiro ele se acostumou com a sua casa, com os moradores, com a sua presença, com a sua atenção e agora começará a te ver como um amigo. Esta etapa levará sete dias e após esse tempo provavelmente ele ficará bastante feliz quando você estiver por perto.


Periquito a Gente Ganha Pelo Bico

Esta é de longe a etapa mais emocionante pois seu periquito irá começar a realmente interagir com você, esta talvez demore um pouco mais até porque você pode ir ampliando a confiança entre vocês usando esta técnica. Algumas pessoas conseguem até levar suas aves para voar na área externa, ainda não conseguimos mas estamos trabalhando nisso!

Iremos fazer que o POA suba na sua mão, inicialmente dentro da gaiola e depois você pode ir expandindo a experiência - aos poucos e respeitando o tempo do periquito - para outros cômodos da casa. No começo você deve deixar seu amigo sem acesso a comida por uma hora e meia, isso não deve ser feito todo dia! Após este pequeno jejum insira sua mão, sem demonstrar hostilidade, na gaiola segurando comida e deixe ela parada lá por 10 minutos. Provavelmente na primeira tentativa você não terá êxito mas após 4 ou 5 tentativas haverá alguma evolução; não se esqueça de respeitar o tempo da ave!


IMPORTANTE

  • Insista, tenha paciência e muito em breve poderá desfrutar de momentos mágicos com sua ave.
  • Já falei que você precisa ter paciência? Se não disse vou falar agora: paciência é o segredo do processo.
  • Se ele bicar você não tire a mão pois assim ele estará adestrando você, ele é inteligente e logo vai perceber como conseguir que você se afaste.
  • Um periquito novinho será mais facilmente treinado da mesma forma que acontece com outros bichos como o cão.
  • Só vá a lugares abertos com seu POA se tiver certeza do que está fazendo, se ele ainda não estiver pronto irá para longe e muito dificilmente você o verá de novo.


Post elaborado pelo Plantel Soteropsita, criadores de periquito inglês em Salvador, após sugestão de dona Maria Alice: obrigado por acompanhar o nosso trabalho, ficamos felizes que goste e não é pouco!
 
Quer começar a criar e não sabe onde conseguir aves com qualidade? Fala com eles, perde tempo não:  contato

Comentários

Postagens mais visitadas