Como Fazer Brinquedos e Jogos Para Periquito Australiano


Espertos e sociáveis, os POAs são aves que apreciam brincar e interagir. Farão festa sem fim caso forneça algum acessório divertido e estímulo mental faz bem até para a saúde do periquito. Um excelente ponto de partida é ensinar a ave a subir no dedo, depois de superar este degrau será possível ensinar sua ave a realizar as mais diversas traquinagens - já vi até calopsita andando de skate. 

Estes momentos únicos são extremamente gratificantes para o periquito pois estará se exercitando e interagindo com você, algo realmente importante para ele pois é uma criatura social.



Periquitos ingleses do Plantel Soteropsita curtindo o começo do dia

Bolinha

Algo pequeno e leve o bastante para o POA conseguir segurar e levantar, coloque isso no fundo da gaiola ou do viveiro que a ave vive. Se fizer barulho melhor ainda! Deixe lá por uns dias e caso o periquito já esteja acostumado a interagir contigo pegue o brinquedo e ofereça a ave. Jogou no chão? Ótimo, dê um petisco pra ele! Achou chato? Seu periquito discorda de você e estará adorando a brincadeira!

Um brinquedo interessante é uma bola de papel amassada com semente dentro, ele ficará super contente quando encontrar as sementes lá. E não se preocupe caso ele coma o papel, ele consegue digerir a celulose porem não ofereça se houver algo impresso!

Caso seu passarinho tenha curtido brincar da forma como apresentei no ultimo parágrafo, talvez você consiga fazer ele ir pegar. Para isso coloque ele fora da gaiola num local fechado e jogue o brinquedo para ele, ele não é um cachorro e não vai te devolver. Será preciso que você pegue e remova de lá.

Quando você era pequeno gostava de fazer todas as vontades de seus amigos, primos, colegas ou demais crianças? Seu periquito não é diferente, talvez não tenha curtido a proposta se isso acontecer não se desespere pois ainda iremos apresentar outras possibilidades igualmente divertidas!




Era do Gelo

Lembra daquele filme que tinha um mamute, um tigre, uma preguiça e uma criança humana? Ainda tinha aquele esquilo com a noz, aquele filme marcou minha infância. Numa das cenas o tigre faz "cadê o bebê" escondendo o resto com as patas, o pequeno se acabava de rir! Esta é uma atividade que seu POA curtiria fazer, ao invés de tapar seu rosto com as mãos cubra com uma toalha. Quando estiver coberto chame a ave pelo nome, ela ficará super contente quando te ver novamente!

Caso sua ave realmente confie em você, inverta o jogo sempre atento a qualquer sinal de medo pois pode acabar criando um trauma. Tenha o cuidado de não deixar ela coberta muito tempo, pode acabar ficando com medo! 


Caló - a calopsita - curtindo o lugar que mais gosta


Voando

Coloque seu amigo no seu dedo e erga-o acima da sua cabeça, observe que ele irá "voar" sem sair do lugar. Fazer isso é muito bom para ele, permita que faça e após um tempo coloque ele mais abaixo para relaxar um pouco. Espere um pouco e faça novamente o tempo que quiser ou até o periquito ficar exausto.

Caso esteja num espaço controlado solte um pouco seu POA para ele curtir um pouco o prazer de voar. Aves amam fazer isso! Porem tenha o cuidado de ter certeza que o local é fechado ou que as asas estão cortadas e nada de ventilador funcionando por perto!



Brinquedos

A parte mais interessante de ter um periquito é observar as loucuras que ele faz, faça isso antes de comprar qualquer brinquedo para ele. Ofereça tampas de garrafa, bolas de papel como sugeri logo no começo, brinquedos diversos...

O POA não é exigente e irá gostar talvez até mais dos brinquedos que você criar do que os da loja, o que é muito bom pois qualquer coisa pra pet custa um rim!

Seu periquito é um carinha meio doidinho, por isso é muito importante ter certeza que ele estará em segurança quando estiver brincando! Evite dar coisas pontiagudas, com plástico fino, cordões ou barbante soltos pois podem sufocar ou enforcar o POA.

Cores são absurdamente atrativas para os periquitos, eles amam objetos com cores intensas e vibrantes! Faz barulho? Ele vai amar! Sabe aqueles brinquedos de gato? Bolinha com um guizo dentro? Vai ter futebol de quito o dia inteiro! 

Diferente das calopsitas que se reconhecem no espelho, os periquitos não fazem ideia que na imagem refletida é ele mesmo e não outra ave. Esta é uma ideia realmente interessante caso você tenha apenas uma ave!


Será que Narcisa acha feio o que não é espelho?


Este post foi escrito pelo Plantel Soteropsita, caso queira acompanhar o trabalho excelente que essa galera faz clica aqui. Eles vendem periquito inglês em Salvador, caso queira ter um fala com eles!

Comentários

Postagens mais visitadas