Como Escolher Um Periquito


POAs(periquito ondulado australiano) são amigos incríveis e lindos com cores forjadas na manipulação da luz, a coloração é constituída em grande parte pro espelhos microscópicos no núcleo da pena. Criatura divertida com chilreio - barulho que o periquito faz - gostoso e cativante. É simples tratar deles, podendo até mesmo a aprender pequenos truques e a voar em espaços abertos em segurança retornando ao dono. Um papagaio nanico, que come grãos e com cauda extensa. Apesar de ser fácil é preciso ter alguns cuidados pois o seu amiguinho precisará de um ambiente limpo, alimentação balanceada, interagir socialmente e estímulos para atiçar sua curiosidade.


Quando fomos a outra cidade comprar um casal para o nosso plantel


Como Escolher Uma Ave

Primeiro decida qual tipo de periquito você deseja, pode optar pelo periquito de cor ou pelo periquito inglês. O periquito de cor é mais em conta e mais agitado, tem por volta de 15 cm e bastante esperto já o inglês tem em média 22 cm e é mais tranquilo apesar de ser bastante inteligente. Ambos podem ser criados como pets e convivem muito bem com Calopsitas sendo inclusive uma excelente companhia para elas.

Nosso Casal de Cintilantes


Evite comprar aves em qualquer lugar e observe o espaço do vendedor. Tenha uma noção dos preços na sua região, caso o local te ofereça um preço muito abaixo do mercado fique atento pois algo de errado provavelmente não está certo. Na minha região um periquito de cor custa por volta de 50 reais em locais sérios e o periquito inglês por volta de 150 reais, um valor muito inferior implica em aves mal alimentadas, sem acesso a medicação, vitaminas e muito menos atendimento veterinário. Observe se os poleiros, comedouros e bebedouros estão limpos e sem fezes secas, analise da mesma forma o fundo das gaiolas onde os pássaros estão. Sentiu cheiro ruim no local? É cilada meu caro leitor, seja educado e procure outro local! Parece besteira mas pássaros passam doenças a seres humanos sem falar no desgaste emocional de comprar uma ave que morrerá logo em breve...


Identificando Uma Ave Saudável

Encontrou um local limpo e de confiança? Agora é hora de escolher a ave ideal para ser seu pet, é importante observar algumas coisas:

Busque uma ave alegre e que seja curiosa. Verifique se a carúncula(a cera colorida do nariz) está descamando,  se tem penas faltando, se o bico está demasiado grande, se tem caroços nas patas e se a cloaca está muito suja. É possível identificar um filhote pelo olho dele, conforme vai amadurecendo a cor muda um pouco. O adulto tem uma moldura branca no olho enquanto que uma ave mais nova terá olhos totalmente negros. 


Ninhada de Filhotes de Periquito de Cor Nascida Aqui


Dê preferencia a aves alegres e curiosas, gostou muito de uma que estava tirando um cochilo? Se tiver gostado muito dela basta voltar numa outra hora e verificar como está o animo dela, esses carinhas curtem tirar um soninho durante o dia. 


Recados Para o Dono/Dona de POA de Primeira Viagem

Esses carinhas precisam se sentir parte de um grupo, podendo até mesmo ser um grupo de dois.  Você até pode comprar apenas um mas só faça isso se tiver tempo para dar atenção ao seu novo amigo, ele realmente precisa do convívio social e não tem problema algum se for a sua atenção que ele vai receber. Isso é interessante pois já estaria amansando seu amiguinho, em pouco tempo ele irá permitir que você faça carinho pela grade da gaiola.

Casal de Periquito Sendo Entregue as Novas Donas

Outra coisa realmente importante é levar seu amigo ao Veterinário. Você comprou ele num local seguro e de confiança, escolheu as aves mais inteligentes e curiosas mas não se esqueça do compromisso que assumiu ao trazer esses carinhas incríveis para casa. Existem doenças que são assintomáticas até os 45 do segundo tempo, quando a ave fica incrivelmente debilitada. Por exemplo, a psitacose é perigosa e poderá contaminar você e sua família. Ele também conseguirá avaliar a presença de parasitas, vermes dentre outras coisas.

Este post foi bolado pelo criador Soteropsita, para conhecer mais o trabalho do pessoal acesse o Instagram deles: https://www.instagram.com/soteropsita/

Comentários

  1. Essas aves mim acompanhar desdo meu 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu primeiro casal ganhei com 5 anos, nunca tiveram filhotes nem ao menos entravam nos ninhos. Fiquei adulto e tentei novamente, para minha surpresa haviam filhotes no ninho! Depois disso me apaixonei totalmente pela criação dos poas, são muito divertidos e inteligentes esses carinhas...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas